terça-feira, 26 de junho de 2012

TEXTO REFLEXIVO PARA REUNIÃO DE PAIS


TEXTO REFLEXIVO PARA REUNIÃO DE PAIS

“Pedido de uma criança a seus pais”


“Não tenham medo de ser firmes comigo. Prefiro assim, isso faz com que eu me sinta mais segura. Não me estraguem, sei que não devo ter tudo o que peço, só estou experimentando vocês. Não deixem que eu adquira maus hábitos, dependo de vocês para saber o que é bom ou mau. Não me corrijam com raiva, aprenderei muito mais se falarem com calma e em particular. Não me protejam das conseqüências dos meus erros, às vezes, eu preciso aprender pelo caminho mais áspero. Não façam promessas que não possam cumprir mais tarde; lembrem-se de que isto me deixará profundamente desapontada. Não me mostrem um Deus carrancudo e vingativo, isto me afastará dele. Não me desconversem quando eu faço perguntas, senão eu procurarei nas ruas as respostas que não tenho em casa. Não se mostrem para mim como pessoas perfeitas e infalíveis, senão ficarei extremamente chocada quando descobrir algum erro de vocês. Não digam que não conseguem me controlar, eu julgarei que sou mais forte do que vocês. Não me tratem como uma pessoa sem personalidade, lembrem-se de que tenho o meu próprio modo de ser. Não viva me apontando os defeitos das pessoas que me cercam, pois isto criará em mim, desde cedo, um espírito intolerante. Não queiram me ensinar tudo de uma vez, nem desistam nunca de me ensinar o bem, mesmo que eu pareça não estar aprendendo. No futuro, vocês verão em mim o fruto daquilo que plantaram, ou então, daquilo que não plantaram.”


(autor desconhecido)

GENTE QUE EDUCA...



Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Paulo Freire. 

*Dica de texto para reunião de pais. 

O que os Pais poderiam fazer para transformar o filho num verdadeiro homem, livre e responsável.

1. Não dê à criança tudo quanto ela queira.
Desde pequena a criança deve aprender a ouvir um não. Aprendendo agora a dizer um não ao lícito, mais tarde ela saberá dizer também não ao ilícito.

2. Aponte os erros que seu filho comete.
Quando ele se embrenha nas sendas do mal, mostre o caminho do bem. Nos momentos de perplexidade, esclareça sua dúvida.Ensine e ajude seu filho a escolher entre o certo e o errado, entre o bem e o mal. Ajude-o a seguir o caminho do bem abraçando sempre a verdade.


3. Dê a seu filho também uma educação espiritual.
Seu filho não é apenas corpo e sensibilidade, mas possui também uma essência não física; uma essência que precisa conhecer e amar as forças superiores da natureza. Se ele perder a confiança no supremo, se perder o sentido da vida, se desconhecer o destino imortal do homem, se não esperar mais nada para depois da morte, só lhe resta um caminho a seguir: gozar a vida no momento presente e, para isto, irá servir-se de todos os meios, bons e maus, proibidos ou permitidos. Um homem que não nutre esta essência é uma caricatura humana.Um homem que não enxerga o eterno é um homem morto antes do tempo.

4. Não confunda as Coisas... Quando seu filho deixar espalhados pelo chão roupas, sapatos, livros, brinquedos, faça-o apanhá-los.
Mas faça como amor, bondade e carinho e não de maneira agressiva ou irritada. Com gritos nunca se educa uma criança. Educa-se com energia, amor, carinho, bondade e compreensão.

5. Não brigue nem discuta na presença do filho.
Quando os pais discordarem ou se desentenderem, procurem evitar a discussão diante dos filhos. Falem e discutam a sós. Brigas e discussões na presença dos filhos, além do mau exemplo que os pais dão, provocam na alma da criança conflitos de ordem emocional irreversíveis e muitas vezes de graves conseqüências.A harmonia e união entre os pais revertem em benefício para os próprios filhos.

6. Não dê a seu filho quanto dinheiro ele pedir.
Quem não se contenta com pouco, nem o muito o satisfará jamais. O dinheiro fácil na mão do seu filho abre caminho para muitos erros, pois a riqueza mal empregada abre as portas do mal.Seu filho deve aprender quanto custa ganhar dinheiro.Se desde pequeno ele não sabe quanto custa o dinheiro, ele só deseja uma coisa na vida: ganhar muito dinheiro com o mínimo de esforço e gozar o máximo a vida.Dinheiro fácil nas mãos do seu filho leva-o a confiar mais no poder da moeda do que em sua força de vontade, em sua dignidade moral e capacidade intelectual.Faça com que seu filho mereça o dinheiro que recebe.

7. Não satisfaça todos os desejos e caprichos do seu filho em matéria de comida, bebida e conforto.
Ele deve aprender a fazer sacrifício, a renunciar um gosto pessoal, a dizer um não a um capricho e deixar de ser voluntarioso. O comodismo enterra todas as aspirações humanas e é o maior obstáculo do progresso.Formar a vontade do filho não é fazer todas as suas vontades.Forme a vontade dele para que rejeite sempre o mal e queira sempre só o bem.

8. Quando seu filho entrar em conflito com professores, polícia, vizinhos e colegas, não tome seu partido sem antes examinar bem o fato e ver de que lado está a razão.
Um erro é tomar sempre o partido do filho apenas por ser filho, sem procurar saber a origem do conflito e ver com quem está a razão.É preciso ver, analisar, julgar e dar razão para quem a merece.Não é somente o filho do vizinho que pode errar; o seu também está sujeito ao erro.Ninguém é perfeito; seu filho também está dentro desta regra.Seja justo e dê razão a quem tem de fato.

9. Olhos Abertos significa atenção...
Quando ele entrar numa contenda mais séria, não o desculpe com estas palavras: "Ele sempre foi impossível; ele é assim mesmo." Isto fará com que seu filho permaneça no erro e abrirá caminho para faltas mais graves, pois ele sabe que pode contar sempre com a cumplicidade indulgente dos pais. A indulgência excessiva é sempre cúmplice do crime. Seja indulgente, mas sempre dentro da ordem, da energia bondosa e da disciplina.

10. Não faça comparações das virtudes e dotes do seu filho em relação aos outros.
Fazendo isto, você estará implantando nele o vírus da intolerância, a discriminação pessoal e social, e o menosprezo pelos demais. Um elogio deve ser feito de maneira discreta, a sós, e com muito cuidado.Os pais, costumam rotular os filhos de acordo com sua própria conveniência, e isto abre espaço para que vejam nos filhos, qualidades que muitas vezes não possuem, causando frustrações nos mesmos com o tempo.

11. Qualquer tipo de vício é prejudicial para os adultos e muito mais às crianças.
Se tiver algum vício, lute para livrar-se dele, e o faça diante do seu filho, sempre demonstrando a ele os maléficios do mesmo e sua luta pela liberdade. Sua criança não mereçe compartilhar de um capricho danoso como o seu.Se você tem amor de fato por ele, livre-se do vício, só, e apenas desse modo, poderá lhe cobrar mais tarde com eficiência, caso ele se caia numa dessas armadilhas.Para o filho, o exemplo de probidade dado pelo pai é mais importante do que todas as opiniões que ele vai encontrar pelo resto da sua vida.

12. Feito tudo isso, prepare-se para uma vida de harmonia, alegrias e felicidade. É o seu merecido destino.

PLANEJAMENTO DETALHADO DE UMA REUNIÃO DE PAIS


DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS

INTRODUÇÃO:          
Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho. 
Tudo deve ser previamente conversado e elaborado com critério.
"Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos". 

OBJETIVOS: 
• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das alunos e jovens.
• Mostrar as atividades realizadas pelos alunos e relatar como foram realizadas (interesse e participação dos mesmos).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades dos alunos com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.

"Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos."

AÇÕES DA ESCOLA:
Imagine que você realizará uma reunião ainda esta semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.

1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles possam acompanhar.
2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.
Inicie a reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.
3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.
4. Reparta a reunião em três momentos diferentes:
Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em geral.
Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos presentes.
Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc. 

SUGESTÃO PARA A DINÂMICA: 
Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Comparar diferenças e igualdades. 
Tempo: aproximadamente 50 minutos.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.

DESENVOLVIMENTO:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?
Por que são diferentes? 
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?
Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.

CONCLUSÃO:
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:
Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo. 
Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.

Dicas para realização de reunião de pais


Dicas para realização de reunião de pais

Organização é fundamental em uma reunião de pais.
Para um melhor aproveitamento da reunião de pais, a seguir algumas dicas que podem torná-la mais dinâmica e alcançar maiores objetivos:

• Permanência de todos os professores e coordenadores no decorrer do horário estipulado para a duração da reunião, isso para que não haja desencontros entre pais e educadores. Outra possibilidade interessante é a criação de espaços de tempo de cerca de 10 minutos para intercalar as reuniões e grupos de pais. Essa alternância possibilita que o professor realize as devidas anotações para que esteja propício a atender outros pais, podendo também prolongar a conversa quando necessário.
• Ter em mãos todo material (anotações, livros e trabalho escolares) necessário para fornecer informações precisas aos pais.
• Quando as reuniões atendem somente os pais as mesmas tendem a ser mais rápidas, porém se os alunos também participam o tempo é maior, pois poderá surgir a possibilidade de confrontar as duas versões: professor X aluno.
• Informe todos os aspectos sobre o aluno, tais como:
- Concentração e atenção às aulas.
- Informações gerais sobre o aluno (disciplina, cumprimento das obrigações, etc.).
- Suas principais habilidades.
- Dificuldades.
- Possibilidades de contribuição por parte dos pais na construção da aprendizagem e apoio nas dificuldades.
- O relacionamento do aluno com a turma e com os respectivos educadores.
- Questionamento junto aos pais de como eles podem conduzir seus filhos no estudo e nas tarefas de casa.
- Informar os projetos e atividades fora da escola e que são de grande valia para os alunos como: visitas, palestras, teatro, entre outras.

8 RAZÕES PARA IR À REUNIÃO DE PAIS E MESTRES


PARTICIPAÇÃO

8 RAZÕES PARA IR À REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

É preciso cuidar com afinco da Educação do seu filho. E frequentar as reuniões escolares é um excelente começo. Quer ver?

A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar
O professor do seu filho conhece suas expectativas em relação ao trabalho dele? E você: sabe exatamente como é o dia-a-dia da criança na escola? Sabe como ela se relaciona com o professor e os colegas? Se você freqüenta as reuniões de pais e mestres e mantém um diálogo constante com os profissionais que cuidam da Educação do seu filho, provavelmente deve estar com todas essas questões esclarecidas e, portanto, sentindo-se mais seguro.
Sim, a reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. "O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno".
Compartilhar é mesmo a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria. As reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. "Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores."
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, conseqüentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. "É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências".
Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.

CONHECER A ESCOLA DO FUTURO
Na reunião de pais e mestres, tem-se a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola onde seu filho estuda. Mesmo que você já tenha refletido sobre esses aspectos no momento da escolha da escola, é interessante se atualizar de tempos e tempos e repensar, nessas ocasiões, se aqueles ideais apresentados pela escola são mesmo compatíveis com os de sua família. Você pode, por exemplo, ter concordado de início com o fato de os professores passarem longos deveres de casa todos os dias. Mas, com o tempo, ao ver seu filho sempre atolado em lições e sem tempo para outras atividades, você pode passar a questionar essa atitude e a metodologia da qual ela faz parte. Nesse caso, é provável que, na reunião, coordenadores e professores expliquem por que, para aquela instituição, as tarefas diárias são consideradas tão importantes. "Nas reuniões, devem expor aos pais a a proposta da escola".

ACOMPANHAR O APRENDIZADO
Ponto alto nas reuniões, o processo de aprendizado das crianças costuma ser discutido para que os pais possam acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, ou, no mínimo, ter referências sobre a fase da criança ("Ela já devia estar lendo?", "E escrevendo?"). É também um momento propício para tirar dúvidas que surgem no ambiente doméstico, principalmente sobre as tarefas que são solicitadas aos alunos. "Posso ajudar meu filho no dever de casa?", "Por que é importante que ele faça todas as tarefas?", "Ele precisa estudar todo dia?".
É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. "Isso evita que a criança tenha conflitos", referindo-se às situações em que os pais, por exemplo, cobram outros afazeres das crianças (como cursos extracurriculares), em detrimento do dever de casa. "É prejudicial quando os pais cobram uma coisa e a escola outra, porque a criança acaba se sentindo sempre em falta com alguém".

ESCLARECER DÚVIDAS DE INTERESSE GERAL
"Será que a escola não está aplicando muitos trabalhos em grupo?", "Por que meu filho tem tanta coisa para estudar?", "Por que eles precisam de tantos livros didáticos?". Questões como essas são de interesse coletivo, portanto podem perfeitamente ser levadas para as reuniões de pais. O calendário anual, as excursões e as viagens e os materiais solicitados ao longo do ano também são assunto nos encontros. "A reunião de pais e mestres não visa o individual, mas sim o coletivo". Portanto, as informações que serão trocadas entre todos os presentes devem ser de interesse geral, evitando prolongar demais a duração da reunião. "O pai que sente que o filho tem alguma dificuldade ou particularidade que mereça ser discutida deve fazer isso em um horário reservado". Assim, para que o encontro se torne mais proveitoso, é interessante que os pais levem questões que poderão ser abordadas naquele momento, beneficiando a todos.

CONHECER SEU FILHO SOB OUTROS PONTOS DE VISTA
O comportamento de seu filho pode ser assunto na reunião de pais e é importante ficar atento a essas observações, já que a postura da criança pode definir o seu aprendizado e, claro, sua maneira de se relacionar com os professores e coleguinhas. É importante lembrar que nem sempre o comportamento da criança é o mesmo na escola e em casa, o que, muitas vezes, pode gerar diferentes impressões sobre ela (em casa, ela é extrovertida e falante, mas na escola tende a se fechar e a apresentar timidez; ou é irrequieta na escola, desobediente, enquanto no ambiente doméstico não apresenta tais sinais). Se os pais reconhecem essas diferenças, podem também buscar entender por que elas acontecem (falta de interesse na aula? Insegurança? Baixa autoestima? Distúrbio de atenção? Agitação demais?). Ou seja: conversando com os professores e outros pais, é possível perceber como o filho é visto pelas pessoas que o cercam e, assim, tentar ajudá-lo.

Sabemos que existe hoje uma confusão acerca dos limites pedagógicos e educacionais. Por um lado, a escola acha que os pais estão delegando obrigações demais para a instituição (ensinar, educar, formar caráter); por outro, os pais reclamam que a escola não cumpre seu papel como deveria. O que muitos não percebem é que a relação deve ser de parceria e de cumplicidade, e as reuniões de pais e mestres têm a função de mostrar que isso é possível, chamando os pais para participarem e dividirem responsabilidades, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa. É função dos pais dar bons exemplos, estimular a criança a ler, mostrar a importância de ela cumprir com seus compromissos, entre muitas outras. Os professores devem aproveitar as reuniões para explicar às famílias como elas podem estimular as crianças, ajudá-las nas pesquisas, com o dever de casa, mas sem, é claro, assumir completamente essas tarefas. Trabalhar em parceria - com cada um desempenhando o seu papel - é, ainda, essencial para a criança se sentir amparada e assistida.

Infância, pré-adolescência, adolescência... As fases do crescimento são muitas e cada uma possui suas particularidades. A escola e os pais precisam estar preparados para lidar com as questões que certamente irão surgir, enfrentando-as com naturalidade e respeito. Nas reuniões, pode ser discutido: o que é típico dessa faixa etária? Como agimos? Um exemplo: deve-se permitir ou não o namoro nas dependências da escola? São questionamentos que podem ser levados para esses encontros, com contribuições para a escola e as famílias em geral.
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Muitas escolas, percebendo a dificuldade das famílias para lidarem com certos comportamentos dos filhos típicos da idade, aproveitam as reuniões de pais para promover palestras esclarecedoras. Com isso, a presença nesses eventos se torna ainda mais imprescindível. Quando se tem conhecimento, se consegue ajudar de forma mais eficiente. Uma palestra bastante ministrada nas escolas é sobre sexualidade. A intenção é mostrar para as famílias o quanto é fundamental tratar o tema com naturalidade, procurando sempre conversar com os filhos e manter uma relação de proximidade, amizade e cumplicidade. A escola é um espaço capaz de abrir esses canais de debate e entendimento.

Como você deve ter percebido, participar das reuniões de pais e mestres é muito importante para aproximar família e escola. E estas têm de se respeitar mutuamente. Se os pais criam uma relação de competitividade com a escola, alimentando o costume de falar mal dos professores, da organização do local e das mensalidades, por exemplo, é possível que a criança também passe a desrespeitar a instituição, o que pode prejudicar seu desenvolvimento escolar. A proximidade e a confiança entre escola e família, quando transmitidas aos alunos, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor.

MODELOS DE LEMBRANCINHAS PARA REUNIÕES DE PAIS




















DICAS PARA REUNIÕES DE PAIS

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INFANTIL

 TODAS AS CRIANÇAS SÃO ESPECIAIS - MAS ALGUMAS SÃO ESPECIALMENTE ESPECIAIS. Da Declaração dos Direitos da Criança (proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas a 20 Novembro 1959): Princípio 5º - A criança mental e fisicamente deficiente, ou que sofra de alguma diminuição social, deve beneficiar do tratamento, da educação e dos cuidados especiais requeridos pela sua particular condição. 

DICAS PARA REUNIÃO COM OS PAIS

 ♥Faz parte da vida dos professores preparar e conduzir as reuniões com os pais das crianças. Temos algumas dicas e procedimentos que podemos usar nesses momentos. A reunião não é um embate, é um momento de encontro com os pais e a possibilidade de conversar sobre o andamento da turma. Caso seja necessário falar sobre um aluno em especial você tem suas opções: a) deixar para o final os atendimentos particulares; b) agendar uma data e horário específico; c) Não use a reunião para comentar assuntos particulares na frente de todos. Deixe isso claro antes de começar. Vamos lá?! Mãos à obra!

 ♥ DICAS SOBRE A REUNIÃO ♥ 

- Cause boa impressão na apresentação: a escola é nosso ambiente de trabalho, exige uma roupa condizente com nossa função. Use uma roupa discreta, sem decotes, transparências ou detalhes que atrapalhem sua movimentação. Não exagere na maquiagem. Se a escola tem um uniforme para os professores, fica mais fácil pois você não terá que escolher o que vestir.
- Deixe a pauta da reunião em lugar visível: um cartaz ou escrito no quadro-de-giz.
- Deixe na sua mesa a documentação da reunião: lista de presença, documentos a serem entregues, textos copiados a serem entregues, pauta da reunião. Não se esqueça das canetas para os pais assinarem. 
- Prepare uma lembrança da reunião: pode ser um texto, uma letra de música, uma lembrancinha feita pelas crianças (ímã de geladeira, mini-calendário, dobradura, etc).
- Supere resistências iniciais: use uma dinâmica de apresentação. Se o tempo é curto, leia um texto agradável (providencia cópias para todos os pais, para que possam acompanhar a leitura). Você poderá usar uma música com letra significativa. Se tiver possibilidade, poderá trazer um texto em Power Point e usar o multimídia da escola. 
- Criar um clima favorável: a primeira reunião é a mais difícil, pois não conhecemos os pais. Tente manter a calma, o sorriso e tenha uma pauta de reunião. 
- Cortesia, atenção, simpatia: sempre presentes a qualquer momento. 
- Demonstrar sólidos conhecimentos sobre o assunto a ser tratado: uma reunião deve ser preparada com antecedência. Saiba sobre o que vai falar. Os recados da direção devem ser discutidos antes da reunião, se possível devem estar escritos para evitar "interpretações". 
- Estabelecer diálogo: os pais devem perceber quando poderão falar. É importante não tratar assuntos particulares na frente de todos. Deixe isso claro ANTES de começar a reunião. Caso alguém insista, peça para deixar para o final. - Ser assertivo, sem entrar em clima de agressividade. 
- Ouvir objeções até o final: mantenha a calma, saiba lidar com situações inesperadas. É a parte delicada da reunião. Caso aconteça, ouça com empatia e responda da melhor maneira possível (dica: se coloque no lugar de quem fala). 
- Iniciar pelos aspectos positivos do grupo: todos os grupos têm pontos positivos, procure ressaltá-los. 
- Evitar comparações de alunos e classes: isso é muito desagradável (por mais verdadeiro que seja...). 
- Não expor o aluno: casos particulares devem ser tratados em atendimentos individuais. 
- Deixar claro, sempre que necessário, que a reunião de pais tem como objetivo tratar de assuntos referentes ao grupo.
- Como os pais podem auxiliar ou orientar nas tarefas de casa: muitos pais não sabem como ajudar, precisam de nossa orientação. 
- Envolver os pais no processo de aprendizagem do filho: informar como os filhos estão aprendendo e para quê. - Lembre-se: os pais não esperam explanações teóricas acerca de algum tema. Procure ser objetivo e prático em sua fala. 
- Não imponha seus pensamentos religiosos, pois a educação brasileira é laica. Cada um de nós tem liberdade de credo garantido pela Constituição, e deve ser respeitado seja qual for a religião seguida ou não.

 ♥ DICAS ÚTEIS ♥ 

- Evite gírias: Tá legal, oi cara, tudo em cima? 
- Expressões repetitivas: Né; ta; viu? Certo?
- Tratamento íntimo: Meu amor, querido(a), benzinho, flor.  
- Expressões dúbias: Eu acho, eu penso que pode ser, talvez, quem sabe? 
- Condicionais: Seria, poderia, faria, gostaria. 
- Palavras negativas: Impossível, não; sem explicar o porquê. 
- "Eu não penso assim, foi a direção que decidiu." - Falar em nome do aluno ou dos pais errado. 
- "Aqui é assim mesmo, o senhor tem razão!" 
- Lembre-se! A primeira impressão é a que fica e a última também.

terça-feira, 12 de junho de 2012

PROJETO INTEGRADOR


Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa/CE
Secretaria Municipal de Educação
E.E.F. LUIZ LEITÃO
“ESPAÇO DE APRENDIZAGEM DEMOCRÁTICO”.
          
CURSO: Aprendendo e Ensinando com as TICs
TUTORA: Edileuza Mendes Ribeiro Batista

PROJETO INTEGRADOR

TEMA: Projeto Integrador Utilizando as TICs
DURAÇÃO: 30 dias letivos
APLICAÇÃO DO PROJETO: apenas no turno noite no Laboratório Escolar de Informática – RAIMUNDA DE FÁTIMA CRUZ RIBEIRO na EEF Luiz Leitão
PÚBLICO ALVO: Alunos e comunicadade circunvizinha da Escola de Ensino Fundamental Luiz Leitão
RESPONSÁVEIS PELA APLICAÇÃO DO PROJETO:
Francisca Joice Pereira Mesquita
Francisca Laíta Oliveira Alves
Maria Cesarina Pereira Mesquita
Yara Pereira Mesquita

JUSTIFICATIVA:
Detectamos que alguns alunos e comunidade circunvizinha da EEF Luiz Leitão ficavam ociosos no turno noite e com isso tivemos a iniciativa de trabalhar com eles o projeto integrado das TICs para com isso incluir alunos e comunidades com o meio de comunicação mais usado no mundo atualmente, a INTERNET.

OBJETIVOS:
Tirar os alunos da ociosidade e/ou das ruas;
Ajudá-los e/ou ensiná-los a usar os computadores em prol da educação;
Fazer com que a comunidade se torne mais inclusa  e tenha acesso a Internet e as redes sociais;
Incentivar a comunidade a usar as TICs e se tornarem pessoas acessíveis nas redes sociais;
Incentivar os alunos e comunidade a acessarem sites de jogos educativos para com isso enriquecerem mais seus conhecimentos.

CONTEÚDO:
Trabalhar com os editores de textos;
Criar e-mails;
Ensiná-los a fazer pesquisas;
Desenvolver atividades educativas usando sites, como:

DESENVOLVIMENTO:
Dependendo do nível de escolaridade do aluno e/ou comunidade, sugerir jogos e atividades online para os usuários dos computadores do Laboratório Escolar de Informática – LEI;
Ajudar os alunos e/ou membros da comunidade circunvizinha a criarem e-mails para com isso cadastrarem-se nas redes sociais;
Usar o tempo ocioso em atividades educativas estimulando o raciocínio lógico e o enriquecimento intelectual;
Usar as novas tecnologias (computadores e Internet) para desenvolver melhor os seus trabalhos escolares e ocuparem o tempo livre com algo que lhe enriqueça intelectualmente e com isso sair da ociosidade.

RESULTADOS ESPERADOS
Pessoas aptas e com habilidade de usarem as TICs no Laboratório Escolar de Informática para melhor desenvolverem seus trabalhos escolares, como também ficarem mais informadas sobre as notícias atuais locais, do Brasil e do mundo.